bio/ curriculum



Sara Teixeira
Português
English (scroll down)

Nasci em Lisboa em 1972

Desde pequenina, que me procuro nos rabiscos, nas cores, nas histórias inventadas, na música e na dança mas acima de tudo, na Espiritualidade na Arte.
Para mim, a Beleza, a Arte é uma das mais sublimes expressões do Amor, é algo que me motiva, me impulsiona, que me Eleva.
Através da arte e de processos artísticos criativos desbloqueio, cresço e expando a minha consciência. 

O meu trabalho neste momento passa pela pintura intuitiva, pintura da Alma, ilustração para crianças, workshops de pintura intuitiva para adultos e crianças e cerâmica.

e para quem é importante as habilitações:

CURRICULUM

Nasci em Lisboa, cidade que adoro em 1972..
Viajei de eléctrico da Estrela (onde morava) até ao Chiado, primeiro para o Conservatório de Dança de Lisboa, depois para a Faculdade de Belas Artes de Lisboa( Licenciei-me em Artes Plásticas -Pintura com especialização em Cerâmica pela Fbaul)... 2 sonhos concretizados.
Pelo meio subi até ao Castelo (bairro lisboeta) fazer o  ARCO - Nível I de Desenho e Pintura.
Durante o curso de pintura descobri e apaixonei-me pela cerâmica♥  pelo que fui convidada a realizar um Estágio em Cerâmica artística na Fbaul. A partir daí pouco a pouco a procura de novas cores e efeitos foi mostrando o caminho a seguir...Sou pintora do fogo, do inesperado, da natureza que se transforma diante dos nosso olhos.
Terminei o curso e fui dar aulas de Artes Visuais, experiência que gostei imenso, não pela estrutura escolar mas pela realização profunda que me   trouxe trabalhar com  adolescentes. 

Ainda na Fbaul fiz um curso de Curso de ilustração pelo CIEAM como resposta a mais um desejo que  começava a manifestar...Ilustrar!

Tenho trabalhado sobretudo na área da cerâmica artística, pintura e ilustração e realizado várias exposições.
Workshops para enriquecimento espiritual e pessoal:
Curso " Ao encontro da Energia Matriz"
Workshop de leitura natural de auras nível I
Workshop de Almaterapia
Nível I e II de Reiki de Mikao Usui

Curiosidades:
Fiz parte de uma banda de música e dança.
Trabalhei com jovens e crianças em actividades artísticas e de enriquecimento pessoal.
Tenho os meus trabalhos espalhados por todo o Mundo em espaços públicos e coleções privadas.
--------
Um pouco da minha história
Em 2005 mudei de vida, optei por viver do meu Sonho e seguir a voz do meu Coração.
Deixei uma vida segura, mais fácil, com o ordenado certinho e os descontos feitos pela entidade patronal, (o que era um grande alívio)!
Com o curso de Belas Artes feito há já algum tempo, dar aulas não respondia de todo aquilo que sentia e não me motivava em nada, embora adorasse os alunos :) Estava frustrada e longe de mim, de saber quem eu era(questões que desde pequena me enchiam a cabeça)...porque não arriscar fazer o que gostava e queria, mesmo não sabendo muito bem o que seria? Sempre fui optimista e acredito sempre que vai dar tudo certo:) 

segredo: este saber que vai dar tudo certo, é um sinal do coração começar a ter voz e a ficar feliz...shiuu

Assim foi.
(Sim, ouvi de passagem murmúrios de loucura..vais viver do quê?)
Voltar ao desenho, à cerâmica, à pintura, passar horas a rabiscar, a pintar, muitas vezes com muita frustração, mas sempre a aprender, e é mesmo assim, foi e é uma liberdade imensa.

O processo Criativo não é sempre fácil, não é um rabisco só porque se tem jeitinho. De todo! É trabalho e muito, algo que nos impulsiona continuamente a ir mais longe. Para mim é uma evolução, um crescimento constante do meu Ser.

Em 2010 mais uma GRANDE mudança...A maternidade virou o meu mundo ao contrário, deixou-me sem o meu chão e tudo deixou de funcionar...céus!
Fazer esta viagem é parar (esta é parte mais difícil) abrir uma caixa linda, cheia de novas ferramentas, cores, atributos,asas, linhas...um mundo novo!
Conforme se abre e se vai perdendo o medo, o Amor que saí expande-se mais e mais em todas as direcções.
A verdade é que finalmente sinto-me bem, tão bem na minha pele, com o que sou, e aguardo com profunda gratidão e de sorriso no coração os tempos que estão para vir.
Não sei o que virá, nem como, nem se irei pintar e ilustrar como antes, nem importa...importa é que tudo, tudo começa com uma nova e imensa luz no coração!
Adoro o que sou hoje, estou tão grata ao Universo e a mim pelas minhas escolhas.
Sinto que comecei a voar, não sei para onde...
Comecei acreditar mais em mim, no QUE SOU e no que tenho para dar.


English  

Sara Teixeira
Born in Lisbon 
My work currently involves the intuitive painting, Soul portraitillustration for childrenintuitive painting workshops for adults and children and ceramics.

My live is...a spiritual path through art and beauty

Since I was little, I loved to draw all the time, I love colours and invented stories, music and dance! For me, Beauty is one of the most sublime expressions of love, is something that motivates me, to grow and open my conscience.
In Ceramic I find such a joy playing with colours and fire. I feel that my heart dances when I’m painting and just can’t wait to see the unexpected effect of fire in my creations


I discovered that the way the heart is the only one that allows us to fully see through the eyes of the Soul the being of  Light that we are. Art is the way that I have chosen to reveal to me and each one, the Beauty of the heart because the highest expression of our Being is waiting to be revealed.

Education
Graduated in Fine Arts – Painting, by the Fine Arts Faculty of the University of Lisbon, with specialization in artistic ceramic, in 2000
Internship  in a paper clay project in the Fine Arts Faculty of the University of Lisbon in 2001
Since 2006 works as an illustrator and ceramist  in  her Studio near Sintra with her husband João C.Gomes also a ceramist. She teaches workshops of Art, Ceramic and Creativity.
Is represented in private and public collections in Portugal and abroad


*****************************

Artigo da da Trend Alert em Junho de 2012 ♥


No comments:

Post a Comment